Algodão, Notícia

Covid-19: Proteção aos trabalhadores rurais na colheita do algodão

Em meio à pandemia, a Solidaridad Brasil mobiliza parceiros por kits de proteção a diaristas para a coleta da safra em Minas Gerais e recebe apoio das entidades ligadas aos produtores

A pandemia da Covid-19 vem trazendo inúmeros desafios para a segurança de trabalhadoras e trabalhadores das áreas rurais brasileiras, especialmente para agricultores que começam a colher a safra 2019/2020. É o caso de produtoras e produtores de algodão do projeto Tecendo Valor, desenvolvido pela Solidaridad Brasil no Semiárido brasileiro. E para garantir que a colheita seja feita seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para impedir a propagação do novo Coronavírus, 750 kits de proteção individual foram adquiridos em caráter de urgência.

O kit, composto por luvas, viseira, marmita e garrafa térmicas, botinas e itens para higienização individual (garrafa para água e sabão líquido) é destinado a 750 diaristas que foram contratados de outras localidades para o período da colheita – normalmente entre os meses de abril e junho. As lavouras de algodão atendidas por eles ocupam uma área de 500 hectares na região de Catuti, Norte de Minas Gerais. Como uma região com grande incidência de agricultura familiar, os produtores não possuem maquinário e dependem da colheita manual.

Diante do cenário tão adverso, o kit ajudará @s trabalhador@s na mudança de hábito necessária para garantir a segurança na colheita. Foto: Alberto Oliveira/Solidaridad Brasil

Aqueles que podem ficar em casa, estão ficando. E os que não podem, como nós que temos a roça, temos que nos cuidar”, disse o produtor José Rodrigues de Souza.

Para ele, receber os kits de proteção foi importante para que pudessem seguir trabalhando protegidos. “Se vai trabalhar, tem que ser isolado, com as coisas separadas, viseiras e luvas. Acho que tem tudo para dar certo, porque o remédio é prevenir”, destacou.

Eldi Cardoso Moraes e Adelino Lopes Martins também comemoram a iniciativa. “Entregar esses kits para os trabalhadores de algodão é importante porque isso significa mais uma proteção”, contou ele. Eldi completou dizendo que agora se sente mais segura para a colheita.

A viseira usada por José Rodrigues de Souza funciona como barreira física entre @s trabalhador@s. Foto: Alberto Oliveira/Solidaridad Brasil

A iniciativa conta com a parceria técnica da Cooperativa dos Produtores Rurais de Catuti (Coopercat), que é responsável pela entrega dos kits e treinamento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para o uso adequado dos itens. A Coopercat tem apoio da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e do Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura do Estado de Minas Gerais (Algominas), por meio Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas).

Para o Diretor de País da Solidaridad Brasil, Rodrigo Castro, a ação reconhece o trabalho de produtores que seguem trabalhando durante a pandemia.

A segurança dos trabalhadores rurais é uma prioridade para a Solidaridad. E pela preocupação que tivemos com os riscos de exposição deles ao novo Coronavírus, nós estamos promovendo esta ação de proteção em parceria com as associações”, afirma.

Como forma de evitar a disseminação do vírus, as autoridades de saúde pedem que @s trabalhador@s não compartilhem recipientes. Por isso, marmitas e garrafas térmicas estão entre os itens do kit. Foto: Alberto Oliveira/Solidaridad Brasil

Com apoio da Laudes Foundation, o projeto Tecendo Valor vem desde 2016 apoiando a produção de algodão sustentável por meio de boas práticas agrícolas e o uso de irrigação suplementar por gotejo. O objetivo é garantir a certificação BCI, que busca um futuro mais sustentável para os agricultores familiares do norte de Minas Gerais e do sudoeste da Bahia. O projeto contempla mais de 500 produtores e busca fortalecer as cooperativas locais.

Contato

Rodrigo Castro

Diretor de País

eMail

Leia mais sobre o nosso trabalho na cadeia de algodão

There is nothing to show here!
Slider with alias cxx-news-algodao not found.