Notícia

Produtor de dendê ganha prêmio de sustentabilidade

Apoiado pela Agropalma, parceira da Solidaridad Brasil, José Raupp Rosa é um dos três vencedores do Prêmio Fazenda Sustentável

Em 2019, o 6º Prêmio Fazenda Sustentável, promovido pela Revista Globo Rural, prestigiou as práticas sustentáveis de três produtores familiares. Em terceiro lugar ficou a Fazenda JR, em Tailândia, no Pará, do produtor José Raupp Rosa. Produtor de azeite de dendê e fornecedor da Agropalma, José ganhou destaque depois da adoção do controle biológico de pragas na lavoura de palma, o uso de adubo orgânico e o reflorestamento com o plantio combinado de cacau. Em 2010, a Fazenda JR foi uma das propriedades contempladas com treinamentos promovidos pela Solidaridad Brasil dentro da parceria com a Agropalma.

A partir de 2004, o produtor – que inicialmente se dedicava à agropecuária – passou a receber orientação técnica e insumos para o cultivo do dendê, além da garantia da compra da produção por parte da Agropalma. Ele então trocou o gado pelas palmeiras e hoje produz de 29 a 31 toneladas por hectare por ano, bem mais que a média da região, de 23 toneladas.

Em parceria com a Agropalma, a Solidaridad Brasil realizou em 2010 no Pará um trabalho de capacitação de produtor@s familiares em boas práticas socioambientais. O projeto visava à adequação das propriedades e práticas de cultivo da palma para atender a certificação RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil ou Mesa Redonda de Óleo de Palma Sustentável), reconhecida mundialmente. Como resultado deste processo, a Fazenda JR recebeu em 2012 o selo da RSPO, que certifica toda a cadeia e contribui para a rastreabilidade e a sustentabilidade da produção.

José Raupp da Rosa, proprietário da Fazenda JR (Foto: Fernando Martinho/Revista Globo Rural)

A Fazenda JR é um exemplo de que é possível ampliar a produção e ao mesmo tempo incrementar as práticas sustentáveis. O produtor notou que, mantendo nas árvores as formigas predadoras das larvas da praga que acomete as palmeiras, poderia deixar de usar defensivos químicos, já que as formigas se tornam guardiãs naturais da produção. Além disso, o produtor passou a distribuir as folhas cortadas da palma pela plantação, protegendo promovendo a incorporação de matéria orgânica no solo. A sustentabilidade da propriedade também é garantida pela luz do sol: a energia usada na fazenda e na casa do produtor provém de energia solar.

ÓLEO DE PALMA

Na América do Sul, além do Brasil, a Solidaridad atua na cadeia do óleo de palma na Colômbia, Equador e Peru. É dele que se produz o azeite de dendê, ingrediente indispensável na cozinha afro-brasileira. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma), cerca de 80% da produção vai para a indústria alimentícia, para servir de matéria-prima para produtos de consumo, como margarinas e cremes, sorvetes, biscoitos, chocolates, recheios, substitutos de manteiga de cacau e óleo de cozinha. Além do uso culinário, ele também serve para a fabricação de produtos de higiene e limpeza, cosméticos, fármacos e lubrificantes e é encontrado na composição de biocombustíveis e bioenergia.

Conheça o trabalho que a Solidaridad realiza na cadeia do óleo palma na Colômbia, Equador e Peru