Cana-de-Açúcar, Notícia

Solidaridad apoia produtores de cana no combate à Covid-19

Com apoio da Solidaridad Brasil, UNICA produz cartilha com orientações para a prevenção à pandemia na cadeia da cana. Documento foi elaborado em parceria com a Orplana e outras associadas da entidade

Solidaridad Brasil reconhece os desafios que a pandemia da Covid-19 impõe a produtor@s rurais e a todas as pessoas direta e indiretamente envolvidas nas cadeias agropecuárias. Nesse sentido, é apoiadora institucional da cartilha Protocolo Covid-19: as melhores práticas reunidas por renomados especialistas, produzida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para garantir a segurança de trabalhador@s durante a colheita e a produção da cana-de-açúcar. A publicação recomenda ações para prevenir o contágio e a disseminação do novo Coronavírus e contou com a parceria da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana).

Diante da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março, o setor sucroenergético – responsável por produzir etanol e álcool – foi considerado uma atividade essencial e, portanto, deve seguir ativo mesmo com as medidas de quarentena obrigatória em vigor no Brasil. Por essa razão, UNICA e Orplana, com o apoio do Sindicato da Indústria da Fabricação de Álcool do Estado de São Paulo (SIFAESP) e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (SIAESP), elaboraram recomendações de segurança e prevenção específicas para o setor.

O documento foi produzido com o apoio da infectologista Vivian Avelino Silva, que analisou as práticas d@s trabalhador@s das usinas. O protocolo reúne recomendações gerais para o setor, assim como orientações para refeitórios, o transporte de colaboradores, as frentes de trabalho nas usinas, bem como para as indústrias e escritórios. O documento ainda disponibiliza um checklist para monitorar as ações de prevenção adotadas.

Para Rodrigo Castro, Diretor de País da Solidaridad Brasil, em tempos desafiadores como o que estamos vivendo, a união de forças e participação de todos é de grande importância.

A Solidaridad acredita que as melhores soluções nascem de esforços coletivos que possam trazer benefícios compartilhados. Portanto, apoiamos a elaboração do protocolo pelo compromisso e preocupação com a integridade física de produtores e trabalhadores rurais neste momento de pandemia», disse.

Faça o download aqui.

LEIA MAIS SOBRE O TRABALHO DA SOLIDARIDAD BRASIL NA CADEIA DA CANA-DE-AÇÚCAR: