Notícia

Solidaridad Brasil adere ao Pacto Global da ONU

A organização é, desde 7 de janeiro, signatária da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Solidaridad Brasil acaba de se tornar signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), considerada a maior iniciativa em cidadania corporativa do mundo. Reúne, ao redor do mundo, 14 mil empresas e organizações que buscam alinhar suas ações e operações aos seus dez princípios, focados em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Membros da iniciativa também assumem o compromisso de contribuir para o alcance global dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principal pilar da Agenda 2030 da ONU.

Em sua carta de compromisso, a Solidaridad Brasil se empenhará em difundir e apoiar publicamente os Dez Princípios do Pacto Global. O Diretor de País da Solidaridad Brasil, Rodrigo Castro, acredita que a participação na Rede Brasil do Pacto Global permitirá à Solidaridad identificar oportunidades para ações estratégicas e coletivas na promoção do desenvolvimento sustentável, além de possibilitar o desenvolvimento de intervenções que priorizem o princípio do valor compartilhado com outros signatários. “Entendemos que a nossa missão, valores e ações que promovem a inclusão e sustentabilidade na agricultura coadunam com os Dez Princípios e com os ODS, especialmente aqueles relacionados ao meio ambiente, à produção sustentável de alimentos, à gestão sustentável de florestas e às mudanças climáticas”, afirma.

Entre os Dez Princípios mais contemplados pelo trabalho da Solidaridad estão o sétimo, o oitavo e o nono, que contemplam uma abordagem preventiva e responsável em relação ao meio ambiente. Já entre os ODS, destaque para o ODS 1 (Erradicação da pobreza), 2 (Segurança alimentar e agricultura sustentável), 10 (Redução das desigualdades), 12 (Produção e consumo responsáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima), 15 (Gestão de florestas e biodiversidade) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

ENGAJAMENTO

As oportunidades de engajamento e networking incluem ações em nível local e internacional. Entre elas, destacam-se os Grupos Temáticos da Rede Brasil do Pacto Global, que permitem uma construção prática e colaborativa para uma cultura de sustentabilidade dentro das organizações. A Solidaridad Brasil participa ativamente do GT de Alimentos e Agricultura. Além disso, os signatários são convidados a integrar diversas plataformas e programas de capacitação já consolidados internacionalmente.

Lançada em 2000 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a iniciativa conta com  14 mil membros em quase 70 redes locais em 160 países. A Rede Brasil é a terceira maior rede local, com cerca de 850 signatários. A adesão tem o objetivo de fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. As organizações participantes se comprometem a publicar um relatório periódico sobre os progressos realizados na implementação dos Dez Princípios e dos ODS em suas ações, contribuindo com a transparência, o diálogo e a aprendizagem global sobre o tema.

Saiba mais sobre os Dez Princípios do Pacto Global