Cana-de-Açúcar, Notícia

Solidaridad Brasil, Orplana e Pecege lançam canal de vídeo para o setor de cana

Disponível no YouTube, o ‘CanaTube’ é uma forma interativa de levar informações do setor aos agricultores

Idealizado pela Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), em parceria com a Solidaridad Brasil e o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), o CanaTube é um canal de vídeo com o objetivo de levar informações sobre o setor aos produtores de cana-de-açúcar. Um novo vídeo é lançado semanalmente com temas ligados à gestão do negócio, gestão de riscos e sustentabilidade e produtividade no cultivo da cana. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente pelo YouTube.

Os vídeos do CanaTube são gravados no estúdio do Pecege em Piracicaba (SP)

Segundo o Gestor Executivo da Orplana, Celso Albano, o projeto tem como metas principais “gerar informação que tragam a profissionalização das associações, para atenderem mais adequadamente seus produtores, bem como promover uma gestão eficaz do negócio da atividade canavieira”. Para o Diretor de País da Solidaridad Brasil, Rodrigo Castro, a iniciativa reforça o compromisso da Organização em compartilhar informações e conhecimento estratégicos para que produtoras e produtores possam aprimorar suas atividades. “A comunicação direcionada a eles tem um potencial transformador para gerar avanços na produção sustentável da cana”, destaca.

Em cada episódio, de até 15 minutos, especialistas, produtores e representantes de associações referência no setor são entrevistados sobre temas relevantes para o segmento sucroenergético. O suporte técnico é dado pelo Pecege, que é vinculado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP).

Lançado em setembro, o canal faz parte do programa Muda Cana, fruto da parceria entre a Solidaridad e a Orplana, criado em 2017 com o objetivo de levar inovação e sustentabilidade para o setor. Baseado em quatro pilares – mudança de atitude dos produtores, união e associativismo, desenvolvimento do negócio e aprendizado contínuo –, a iniciativa pretende colocar em prática a visão estratégica da Orplana: ser reconhecida como a principal porta-voz de produtores de cana do Brasil, convergindo as necessidades de associadas e associados e permitindo a troca de experiências e conhecimento.

Dois anos após sua criação, o Muda Cana está atuando em 12 associações de produtores que representam cerca de 7 mil produtores. Elas vêm recebendo acompanhamento periódico para melhoria tanto na sua gestão interna, quanto no atendimento às demandas dos produtores.

ACESSO AO CONHECIMENTO

Todos os vídeos lançados no CanaTube ficam armazenados na plataforma e serão disponibilizados para as associações. Nesse sentido, Albano explica que “o canal vai levar conhecimento e possibilitar a transformação do produtor de cana mediante os conceitos da união e associativismo, contribuindo para o desenvolvimento do negócio e aprendizado contínuo”.

Fernando José Fernandes de Oliveira, produtor de cana da cidade de Américo Brasiliense (SP), está seguindo o CanaTube e afirma que os temas tratados no canal auxiliam o dia a dia dos produtores. “Venho acompanhando os programas e está sendo ótimo. Tratam de temas interessantes, que nos alertam sobre como lidar com as adversidades que enfrentamos no campo”, disse. Ele ainda comentou que a iniciativa evidencia o conhecimento como a melhor alternativa para enfrentar os desafios.

Acompanhe a seguir o primeiro episódio do CanaTube e siga o canal no YouTube: