Sobre a Solidaridad

A Fundação Solidaridad é uma organização internacional sem fins lucrativos com mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de cadeias produtivas inclusivas e sustentáveis.

ORGANIZAÇÃO

A Fundação Solidaridad é uma organização em rede composta por oito centros regionais localizados na América do Sul, América Central, América do Norte, África Ocidental, África Central e Oriental, África Meridional, Europa e Ásia. Cada um desses centros é responsável por contribuir para as estratégias globais da organização, bem como por desenvolver e implementar sua própria estratégia de programas. Essa estrutura organizacional foi projetada para maximizar a cooperação internacional para desenvolvimento, capacidade, transparência, desempenho e impacto.

A gestão de cada polo regional fica a cargo dos diretores regionais. Os oito diretores regionais constituem o Conselho Executivo de Diretores, que é o principal órgão normativo que garante coerência entre a estratégia global e as estratégias regionais. O Presidente do Conselho é Jeroen Douglas, Diretor Executivo da Solidaridad Network.

A Fundação Solidaridad tem cinco Conselhos de Supervisão Continental (Continental Supervisory Boards, ou CSBs): América Latina, Ásia, África, Europa e América do Norte. Cada CSB é responsável pela supervisão das estratégias regionais do continente e por seu controle financeiro.
O presidente de cada CSB é membro, por sua vez, do Conselho de Supervisão Internacional (International Supervisory Board, ou ISB). O ISB é responsável pela supervisão da estratégia global, do controle financeiro e das atividades do Conselho Diretor Executivo.

Roxana Barrantes é a Presidente do CSB para a América Latina e representante do Conselho no ISB.
Os outros membros do CSB são:
· Roberto Ugas (Peru)
· Bernardo Roehrs (Guatemala)
· Carolina da Costa (Brasil)

Coordinadora Programa Soja

NOSSA EQUIPE

Diretor de país

Rodrigo Castro

Diretor de País

Programa

Mariana Pereira

Gerente de Meio Ambiente e Qualidade

Paulo Lima

Gerente dos Programas de Cacau e Pecuária

Paula Freitas
Paula Freitas

Gerente de Cadeias Produtivas & Estratégias

Guilherme Ortega

Coordenador do Programa Laranja

Operações

placeholder-contact-190
Celso Marini

Gerente de Operações

Comunicação

Luiz Fernando Campos

Gerente de Comunicaciones

Soluções digitais

Denis Oliveira

Gerente da Unidade de Soluções Digitais

INTEGRIDADE

A Fundação Solidaridad se esforça para oferecer um trabalho de alta qualidade, alinhado com nossos valores e com os padrões legais. Isso inclui o tratamento justo e adequado de todos os nossos colaboradores e colaboradoras, parceiros, público-alvo e beneficiários. Para mais informações, faça download do nosso Código de Conduta

Desejamos um mundo em que a economia funcione para todos. Um mundo onde tudo o que produzimos e consumimos possa nos sustentar respeitando o planeta, as outras pessoas e as gerações futuras.
Para isso, trabalhamos para que produtores e produtoras rurais e trabalhadores e trabalhadoras rurais obtenham renda, construam seu próprio futuro e possam produzir em equilíbrio com a natureza, colaborando em toda a cadeia produtiva para tornar a sustentabilidade o padrão.

Embora trabalhemos em mais de 40 países, compartilhamos um compromisso com um conjunto comum de valores.

Solidariedade: Somos fiéis ao nome da nossa organização, demonstrando profunda solidariedade com os produtores, trabalhadores e mineradores, cujo bem-estar é nossa prerrogativa.

Soluções: Frente aos desafios de nossos mercados, buscamos sempre soluções que sejam pragmáticas e ofereçam cenários de ganha-ganha.

Impacto: Nossas soluções criam condições para que possam ser mantidas ao longo do tempo, para serem adotadas por atores em nível local e para melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Interdependência: Trabalhamos com a premissa de que somos interdependentes, tanto entre nós como com o planeta. Por isso, facilitamos a colaboração entre todos os atores das cadeias em que atuamos.

Inovação: Acreditamos que o aprendizado e o desenvolvimento contínuos agregam valor e levam a mudanças positivas.

Inclusão: Acreditamos que todos e todas têm potencial para contribuir e o direito de ser ouvidos.

Integridade: Aderimos aos mais elevados princípios éticos e padrões profissionais.

A estrutura em rede da Solidaridad se baseia nas ideias de que mudanças significativas crescem dentro das comunidades e de que a troca e o debate de diferentes ideias e perspectivas criam as soluções mais inovadoras. A diversidade e a representação de diferentes perspectivas e identidades são essenciais para a missão da Solidaridad.
A inclusão é priorizada em todos os níveis de trabalho da Solidaridad: desde a programação, que promove a equidade de gênero em setores historicamente dominados por homens, como a mineração, até a liderança em nossos cargos em níveis sênior e de gerência.
Tudo isso constitui o cerne do que a Fundação Solidaridad representa: equidade. A criação de uma cadeia de suprimentos mais justa e equitativa começa com nossa cultura de trabalho e permeia nossos programas, comunicações e parcerias.

Nossa estrutura de integridade dá respaldo a um diálogo aberto e honesto e a caminhos seguros para relatar e resolver problemas. Se você acha que a Fundação Solidaridad, seus funcionários ou representantes demonstraram comportamento impróprio ou injustificável, você pode escrever para Margarita Talavera (Conselheira Regional de Integridade) ou Mariana Pereira (representante para o Brasil). Todas as reclamações são tratadas de forma confidencial. Caso uma reclamação não seja anônima, ela receberá uma resposta por telefone ou e-mail dentro de duas semanas. Todas as reclamações são tratadas com cuidado, e medidas adequadas serão tomadas para lidar com elas.