Algodão, Notícia

Solidaridad lança, junto com WWF e PAN UK, novo Ranking do Algodão Sustentável

Terceira edição do relatório revela um progresso significativo das grandes marcas – entre elas a gaúcha Lojas Renner – em direção a um algodão mais sustentável

O Ranking do Algodão Sustentável 2020, produzido pela Solidaridad em parceria com a WWF e a Rede de Ação para Pesticidas do Reino Unido (PAN UK), revelou que entre as 77 grandes marcas de vestuário avaliadas, a brasileira Lojas Renner obteve bons progressos e chegou a 21ª posição no ranking, a caminho de se colocar entre as líderes globais no uso de algodão de fontes sustentáveis, como a alemã Adidas, a sueca IKEA e a holandesa C&A. No plano geral, a loja de departamento do Rio Grande do Sul está entre as dez marcas que mais progrediram desde 2017.

O estudo, baseado em pesquisas conduzidas e compiladas pela consultoria independente Aidenvironment, mostrou que, pela primeira vez, mais da metade das empresas classificadas tem compromissos de usar algodão sustentável. Entre as multinacionais, a Adidas foi a que obteve mais avanços, tornando-se, em 2020, líder global no uso de algodão sustentável. A empresa agora obtém 100% de seu algodão de fontes sustentáveis e é seguida na lista por IKEA, H&M e C&A.

No entanto, o número de organizações que ficaram para trás ficou praticamente inalterado. Cerca de um terço delas, incluindo nomes como Amazon, Footlocker, Giorgio Armani e Forever 21, obtiveram zero no ranking. As outras duas empresas brasileiras avaliadas – Grupo Guararapes (Riachuelo) e Casas Pernambucanas – ainda não pontuaram.

“O ranking é uma iniciativa importante, que brinda reconhecimento às empresas que estão na liderança ou que já iniciaram o caminho para sustentabilidade. Ao mesmo tempo, é um convite àquelas empresas que ainda não iniciaram sua jornada”, afirma o Diretor de País da Solidaridad Brasil, Rodrigo Castro. Para ele, dar visibilidade aos bons exemplos estimula outras empresas a adotarem medidas de melhoria. “As marcas brasileiras que não avançaram precisam entender que, hoje, a sustentabilidade não faz bem apenas à imagem da marca. As empresas que investem em sustentabilidade são as mais rentáveis e lucrativas, e isso deveria ser estímulo para que se invista em práticas mais sustentáveis”, completa.

Catuti, MG, Brazil. Marco de 2013. Capacitacao para pequenos produtores de algodao.

COMPRA E VENDA DO ALGODÃO SUSTENTÁVEL

O ranking revelou que, anualmente, as empresas utilizam mais de 10 mil toneladas de algodão. No mercado global da commodity, apenas 21% são produzidos de forma sustentável. No entanto, apenas 5% é comprado como tal pelos varejistas. O restante tem sido vendido como convencional. Para Isabelle Roger, Gerente Global do Programa de Algodão da Solidaridad, alguns agricultores acabam vendendo seus produtos sustentáveis como algodão convencional devido à falta de conscientização do mercado. “Se as marcas que estão na base do ranking levassem suas responsabilidades a sério, isso já não seria um problema”, explica.

Com apoio do Instituto C&A, a Solidaridad Brasil executa o projeto Tecendo Valor – Produção de algodão sustentável na agricultura familiar vem desde 2016 estimulando boas práticas agrícolas e o uso de irrigação suplementar por gotejo. O objetivo é garantir a certificação BCI, que busca um futuro mais sustentável para os agricultores familiares do norte de Minas Gerais e do sudoeste da Bahia. O projeto tem como meta final atender a 838 produtores, além de fortalecer as cooperativas locais.

METODOLOGIA

O ranking concentrou-se em avaliar empresas que consomem uma quantidade significativa de algodão. O estudo incluiu marcas de vestuário, redes de supermercados e móveis e lojas de departamento. Um questionário sobre as políticas de sustentabilidade adotadas por elas, o nível de absorção do algodão mais sustentável em sua produção e os índices de rastreabilidade da origem do produto constituiu a espinha dorsal da avaliação.

Cada uma das três áreas recebeu notas com pesos específicos, totalizando 100 pontos. A partir da pontuação geral recebida por cada marca, elas foram classificas no ranking como: “liderando o caminho da sustentabilidade”; “a caminho da liderança”; “iniciando a jornada” e “ainda não começou a adotar qualquer medida para a sustentabilidade”.

Acesse aqui o ranking na íntegra, em inglês.

LEIA MAIS SOBRE O NOSSO TRABALHO NA CADEIA DE ALGODÃO: